segunda-feira , 22 junho 2026
Início Distrito Federal José Aparecido Freire toma posse do segundo mandato na Fecomércio-DF
Distrito FederalEconomiaPolítica

José Aparecido Freire toma posse do segundo mandato na Fecomércio-DF

16
Cristiano Costa/Fecomércio-DF
Cristiano Costa/Fecomércio-DF

José Aparecido Freire assumiu oficialmente seu segundo mandato na presidência do Sistema Fecomércio-DF para o período 2026-2030. A posse ocorreu no sábado, 20 de junho de 2026, na sede administrativa do Sesc no SIA, no Distrito Federal. A reeleição foi aprovada por unanimidade dos 24 sindicatos, que formaram a única chapa no processo eleitoral realizado em abril, com o apoio da governadora Celina Leão.

Continuidade dos projetos no comércio

O mandato visa dar sequência às iniciativas de revitalização econômica, expansão do Sesc e do Senac, além do fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo no Distrito Federal. Freire destacou a importância de manter a união entre sindicatos, diretoria e conselhos para honrar as responsabilidades com o setor produtivo.

Muito feliz com a reeleição na Fecomércio-DF. Tivemos os 24 sindicatos presentes que votaram em unanimidade para esse resultado. São quatro anos pela frente para realizar muito porque hoje temos um projeto. Quero honrar a responsabilidade com todo o setor de comércio de bens, serviços e turismo. Espero que nos próximos quatro anos possamos continuar unidos: sindicatos, diretoria da Fecomércio, conselhos do Sesc e do Senac, Instituto Fecomércio. Trabalhando juntos, porque ninguém faz nada sozinho

José Aparecido Freire

Parceria com o governo e recuperação urbana

A governadora Celina Leão ressaltou a necessidade de manter o Sistema Fecomércio próximo ao governo para atender às demandas dos segmentos produtivos. Freire também abordou o projeto de recuperação do Setor Comercial Sul, transformando a região em um polo criativo e de tecnologia com apoio de instituições como a Faculdade Católica e a UnB.

Estamos no processo de recuperar o Setor Comercial Sul, que é uma área central de Brasília, importantíssima para a economia do Distrito Federal. Nós estruturamos um projeto muito interessante, e quero agradecer aqui ao professor Alexandre, da Faculdade Católica, e também à UnB. Queremos recuperar a região, transformando-a em um polo criativo e de tecnologia. Essa é a única solução para o Setor Comercial Sul e essa recuperação é extremamente importante

José Aparecido Freire

Nos próximos quatro anos, o foco será executar o planejamento realizado entre 2022 e 2026, consolidando avanços como a posse própria de todas as unidades do Sesc no Distrito Federal. A parceria entre o sistema e o governo deve impulsionar iniciativas que beneficiem empresários e a economia local.

Conteúdos relacionados

Caesb suspende atendimento presencial a partir das 16h de quarta-feira

A Caesb comunicou que o atendimento presencial na Sede e nos Escritórios...

Irmãos Massouh recebem título de Cidadão Honorário de Brasília em meio a críticas

Em uma iniciativa que desperta dúvidas sobre a real relevância dos agraciados,...

Tenente-coronel Márcio Rogério assume o Batalhão Valente em Ceilândia

A solenidade de passagem de comando do 10º Batalhão da Polícia Militar...