quinta-feira , 25 junho 2026
Início Distrito Federal Governadora Celina Leão inaugura reservatórios em Sobradinho e beneficia 355 mil moradores
Distrito FederalPolítica

Governadora Celina Leão inaugura reservatórios em Sobradinho e beneficia 355 mil moradores

80
Reservatórios de água inaugurados em Sobradinho, beneficiando moradores do Distrito Federal.
Reservatórios de água inaugurados em Sobradinho, beneficiando moradores do Distrito Federal.

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, inaugurou no último sábado, 9 de maio de 2026, dois reservatórios de água tratada em Sobradinho, com capacidade total de 8 milhões de litros. Durante a solenidade, foram assinadas ordens de serviço para a construção de uma adutora de 4,9 km e uma rede de drenagem com caixas de infiltração. Essas iniciativas beneficiam mais de 355 mil moradores de Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Paranoá e condomínios como o Vivendas Bela Vista no Grande Colorado, integrando o Sistema de Abastecimento de Água Norte e melhorando o fornecimento de água na região.

Detalhes das obras inauguradas

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em parceria com a Novacap, entregou os reservatórios para aliviar a demanda de outros sistemas e eliminar interrupções no abastecimento. A nova adutora interligará os reservatórios à BR-020, estendendo o alcance até a Fercal. Além disso, a rede de captação de águas pluviais visa prevenir alagamentos e erosões, contribuindo para a infraestrutura urbana sustentável.

Essas ações representam um investimento estratégico no planejamento futuro da cidade, considerando o crescimento populacional. A solenidade destacou a importância de obras que vão além do imediato, preparando o Distrito Federal para demandas crescentes.

Benefícios e impacto na população

Moradores como Altair Alves Costa, do condomínio Vivendas Bela Vista, celebraram as melhorias, que complementam a regularização de áreas residenciais. O projeto integra o Sistema de Abastecimento de Água Norte, distribuindo água tratada de forma mais eficiente e equitativa. Com isso, interrupções no fornecimento serão minimizadas, elevando a qualidade de vida em regiões como Sobradinho II e Itapoã.

Essa obra é um complemento depois da regularização da nossa área.

Altair Alves Costa

Declarações das autoridades

A governadora Celina Leão enfatizou o caráter prospectivo das iniciativas, enquanto o presidente da Caesb, Luis Antônio Reis, detalhou o percurso da distribuição de água. Essas declarações reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal.

Nós não estamos fazendo um planejamento somente para esse momento. É um planejamento de futuro também, prevendo o crescimento da cidade.

Celina Leão

Essa água vai distribuir aqui pela BR-020, vai interligar com o outro reservatório que nós já temos aqui na região dos condomínios e vai chegar até a Fercal.

Luis Antônio Reis

Conteúdos relacionados

Câmara do DF homenageia atletismo no Gama sem garantir investimentos

A sessão solene realizada na tarde de quarta-feira, 26 de junho de...

DER-DF inverte sentido da EPTG para jogo Brasil x Escócia no Mané Garrincha

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal realizou na quarta-feira,...

Comissão aprova projeto de incentivo ao empreendedor rural, mas lei ainda está longe de virar realidade

A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito...

Mais de 400 alunos da rede pública do DF ingressam no ensino superior via projeto Nave

Mais de 400 estudantes da rede pública do Distrito Federal conquistaram vagas...