sábado , 27 junho 2026
Início Cultura e Lazer Distrito Federal inaugura 10 km de ciclovias no Lago Sul e supera 150 km desde 2019
Cultura e LazerDistrito FederalPolítica

Distrito Federal inaugura 10 km de ciclovias no Lago Sul e supera 150 km desde 2019

239
Ciclovia inaugurada no Lago Sul, Brasília, com vista para o Lago Paranoá e paisagem urbana do Distrito Federal.
Ciclovia inaugurada no Lago Sul, Brasília, com vista para o Lago Paranoá e paisagem urbana do Distrito Federal.

O Distrito Federal inaugurou recentemente 10 quilômetros de novas ciclovias no Lago Sul, ultrapassando a marca de 150 quilômetros de vias construídas desde 2019. Essa expansão faz parte do programa Vai de Bike e foi executada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A iniciativa, liderada pelo governador Ibaneis Rocha, pelo secretário Zeno Gonçalves e pelo presidente do DER Fauzi Nacfur, beneficia a população do DF ao promover uma mobilidade mais sustentável.

Detalhes da expansão

As novas ciclovias no Lago Sul cobrem o trecho entre a QI 2 e a QI 17, integrando-se a outras regiões administrativas como Epig, Sobradinho e Riacho Fundo II. As obras conectam vias importantes, incluindo a Estrutural, a DF-087 e a EPNB, totalizando cerca de 10 quilômetros nessa área específica. Desde o lançamento do programa Vai de Bike em setembro de 2024, o governo planeja adicionar mais 90 quilômetros em 2026, ampliando a rede cicloviária no Distrito Federal.

Benefícios para a mobilidade e o meio ambiente

A expansão visa promover a mobilidade sustentável, melhorar a saúde pública e reduzir as emissões de poluentes. Além disso, as ciclovias integram-se ao transporte coletivo, aumentando a segurança e a fluidez dos deslocamentos. Essa infraestrutura não só incentiva o uso de bicicletas no dia a dia, mas também transforma espaços urbanos em áreas de lazer para famílias e comunidades.

Declarações oficiais

O governador Ibaneis Rocha destacou a aceitação crescente das ciclovias pela população.

Quando começamos a fazer as ciclovias, muita gente reclamou. Hoje, esses espaços estão integrados, as famílias caminham nos fins de semana, as pessoas se reúnem e a cidade ganha também em lazer. A população aproveita melhor esses espaços.

Já o secretário Zeno Gonçalves enfatizou os impactos positivos na saúde e no meio ambiente.

A bicicleta reduz a emissão de poluentes, melhora a mobilidade e ainda contribui para a saúde das pessoas.

Impacto futuro

Com mais de 150 quilômetros construídos desde 2019, o Distrito Federal avança na criação de uma rede cicloviária extensa e conectada. Essa iniciativa, coordenada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), promete continuar expandindo em 2026, beneficiando positivamente a população e contribuindo para uma cidade mais sustentável e saudável.

Conteúdos relacionados

Conselho da Mulher do DF empossa novas conselheiras trans, idosas e do campo

A solenidade de posse das novas conselheiras do Conselho da Mulher do...

Caesb e GDF regularizam ligações de água na Fercal após anos de multas

A Caesb e o GDF avançam na regularização das ligações de água...

Câmara do DF homenageia Bombeiro Amigo e expõe falha do poder público em assistência social

A Câmara Legislativa do Distrito Federal entregou moções de louvor ao Programa...

Centro Pop de Taguatinga implanta horta agroflorestal de plantas medicinais

O Centro Pop de Taguatinga promove nesta sexta-feira, 26 de junho de...